Cabo Delgado: Governo sem clareza sobre autores dos ataques, mas garante intensificação militar

 

O Governo reconhece a complexidade do actual contexto de violência em Cabo Delgado, onde grupos armados continuam a semear o pânico entre civis. Esta terça-feira (05), o porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, admitiu esta que não está claro se os recentes ataques são perpetrados por grupos terroristas ou pelos naparamas, mas assegurou que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) estão a agir para conter os movimentos e neutralizar os agressores.




“É difícil dizer se sim, se são terroristas ou são naparamas”, declarou Impissa após uma sessão do Conselho de Ministros, acrescentando que ambos os grupos têm estado a movimentar-se ou a tentar mobilizar-se entre diferentes pontos da província.


Citado numa publicação do Jornal Txopela, o porta-voz do Governo assegurou que as FDS têm impedido que estas movimentações se concretizem em novos focos de violência, embora o risco persista em diversas áreas, particularmente nos distritos de Chiúre e Muidumbe.


Questionado sobre o impacto humanitário das últimas incursões, Impissa informou que o Governo continua a mobilizar apoios para reforçar a ajuda às populações afectadas, numa altura em que milhares de deslocados se acumulam em centros de acolhimento precários, e as condições de assistência são cada vez mais desafiadoras.


Face a um conflito que se arrasta desde 2017 e já provocou mais de um milhão de deslocados, o Executivo reafirma a sua determinação em conter a violência.


 


(Foto DR)


The post Cabo Delgado: Governo sem clareza sobre autores dos ataques, mas garante intensificação militar appeared first on MZNews.


http://dlvr.it/TMLmmC

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Seguidores